segunda-feira, 16 de julho de 2007

The Pursuit of Happyness

http://www.imdb.com/title/tt0454921/

Grande trabalho de Gabriele Muccino.

O sucesso ao alcance até do mais miserável. Desde que haja bastante de: saúde, valores morais, inteligência, perseverança. Portanto: até o mais miserável. Contando que haja alguma espécie de merchandise que se possa vender ao longo dos meses.

É, também, o sonho americano. O filme do orgulho, do sonho e da conquista e de todo um continum lógico que parece de facto ligar o ponto de partida com a chegada. Ser desgraçado e vir dar em poderoso, isto num processo que é explicado por uma sequência de eventos decisão-acção que até parece credível. Mas, este filme mostra apenas algo que é bonito e que é inerente ao nosso Universo (físico). O facto de não existir a distinção possível-impossível, substituida por um número que representa a probabilidade de algo acontecer. E o filho da mãe safou-se. Sim. Quais as possibilidades? De acordo com a definição do
Christopher (filho do Chris Gardner): nenhumas.

Depois de ver senti-me envergonhado. Durmo muito e depois quando acordo não me lembro do que sonhei mas tenho a certeza que sonhei. Talvez seja isto: o sonho português.

Sem comentários: